Nesta terça-feira, 29 de outubro, a Polícia Civil de Uruguaiana deflagrou a segunda fase da Operação “Mad Max”, que investiga um esquema de desvio de combustível da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur). A operação, comandada pelo delegado Wellington da Silva Pinheiro, da 2ª Delegacia de Polícia, cumpriu mandado de busca e apreensão na sede da Secretaria, apreendendo documentos e computadores.
A ação teve como objetivo aprofundar as investigações, buscando confrontar o consumo de combustível, especialmente diesel, com a frota ativa e inativa da Semiur, identificando possíveis discrepâncias que possam indicar desvios. “Estamos em uma fase muito avançada [das investigações]”, destacou o delegado. Segundo ele, a análise minuciosa dos dados e dos veículos visa compreender a extensão do desvio e identificar os responsáveis.
Pinheiro revelou que o combustível desviado tinha “destinação diversa” e era cuidadosamente manipulado para evitar suspeitas, com valores significativos envolvidos, embora a quantia exata não tenha sido divulgada. O delegado enfatizou que a atual gestão da Semiur, liderada pelo secretário Paulo Woutheres, tem colaborado ativamente com a investigação. O foco da investigação, no entanto, está sobre a administração anterior, quando Frederico Pellegrini era o responsável pela pasta.
A Polícia Civil continua com os trabalhos investigativos para desmantelar o esquema e responsabilizar os envolvidos, assegurando transparência e rigor na gestão dos recursos públicos.