Nesta quinta-feira, foi divulgado o edital de concessão da gestão da Ponte Internacional que conecta São Borja, no Brasil, a Santo Tomé, na Argentina, encerrando anos de negociações e a possibilidade de estatização. As propostas para a concessão serão abertas no dia 7 de janeiro do próximo ano, e a expectativa é de um investimento inicial de, no mínimo, US$ 40,8 milhões, com melhorias planejadas tanto para o lado brasileiro quanto para o lado argentino.
Principais Benefícios para a Comunidade Local
O edital de concessão inclui o trânsito livre para os residentes de São Borja e Santo Tomé, garantindo a isenção de pedágio para veículos de pequeno porte, como carros e motocicletas, entre as cidades fronteiriças. O senador Luis Carlos Heinze, que está à frente das negociações com a Comissão Mista Argentino-Brasileira (Comab), ressaltou que ainda negocia a isenção do pedágio para veículos de transporte com placa local, desde que estejam sem carga. Segundo ele, foram quase dois anos de tratativas com autoridades argentinas para chegar a um consenso sobre o edital.
“Hoje mesmo conversei com a secretária do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, sobre a necessidade de isentar caminhões locais, e nossa expectativa é de que essa questão ainda seja ajustada nos termos do contrato”, afirmou Heinze, reforçando a busca por condições favoráveis à comunidade e ao comércio local.
Contrato e Investimentos Previstos
O contrato de concessão será válido por 25 anos e abrange a manutenção da ponte em ambos os territórios, incluindo uma série de melhorias importantes para otimizar o fluxo de veículos e aumentar a segurança no trajeto. Entre as melhorias previstas, estão a construção de faixas de acesso, uma nova área para veículos apreendidos, pátio de caminhões, e a implantação de um sistema de iluminação moderna. O edital ainda prevê uma redução de 11% na tarifa de pedágio, o que deve beneficiar diretamente os usuários frequentes.
Importância Comercial e Histórica
Inaugurada durante a gestão de Heinze como prefeito de São Borja, a ponte desempenha um papel crucial no comércio entre Brasil e Argentina, movimentando cerca de 30% das operações comerciais entre os dois países. Com um fluxo anual de mais de 130 mil caminhões, a estrutura é fundamental para a exportação de produtos e o intercâmbio econômico na região, representando uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 50 bilhões por ano.